os nomes dos sushis(e a minha revolta)

Eu sempre ficava sem graça na época em que eu não sabia o nome dos sushis, e quando eu ia pedir, tinha que ficar explicando “ó, eu quero aquele que tem o peixe no meio, mas o arroz é pra fora e a alga é pra dentro”, dai o garçom me olhava dando risada e falava “o uramaki, moça?”, dai eu concordava com ele e ficava me sentindo burra. Com o tempo eu fui aprendendo, comprei livros e etc. Depois de ir em vários restaurantes, eu percebi a imbecilidade da minha super pesquisa: os cardápios de restaurantes japoneses não obedecem os nomes originais! Por exemplo, você sabe o que é filet mignon ao molho madeira, não sabe?(se não sabe, procura no google, eu não vou explicar)Então, é como se você olhasse o cardápio de um restaurante e se deparasse com “Filet Mó Delícia do Bosque Mágico”, você faz uma cara de merda e pergunta para o garçom “Por favor, o senhor pode me explicar o que vai neste filet?”, e o garçom te responde “É filet mignon ao molho madeira”……,………,……QUAL É O PROBLEMA DESSAS PESSOAS?! Não é muito mais simples escrever o nome correto? Com restaurante japonês isso é muito frequente! Em cada restaurante o hot roll tem um nome diferente, e isso me deixa inconformada! Depois de o prato do rodízio acabar, eu peço “Por favor, eu gostaria de mais hot roll”, e o garçom fala “Mais seilaoqMAKE?”, ¬¬. Conclusão: eu continuo me sentindo idiota do mesmo jeito.

Mas chega de historinhas e vamos ao que interessa, os nomes dos sushis mais clássicos! Os mais rebuscados não vale a pena saber, porque nos restaurantes eles mudam mais ainda.

Hossomaki: apenas um recheio(pode ser de salmão, atum, pepino, kani,…,…) é um sushi pequeno, simples, clássico! O nori envolve o arroz, e este envolve o recheio.

Nigirizushi(o “niguiri”, não precisa complementar com “zushi” quando for falar): é um “tijolinho” de arroz com algum peixe em cima.

Uramaki: é o sushi “embalado” ao contrário, em vez de a alga envolver o arroz, o arroz envolve a alga, e tem gergelins na parte de fora.

Califórnia: é o uramaki na versão americana, o recheio normalmente é:  kani, pepino e manga ou acabate.

Futomaki: é um “hossomakão” com mais de um recheio, esses que normalmente são: omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.

Hot Roll: recheado com salmão e cream cheese, ele é empanado e então é acrescentado molho tarê em sua superfície.

Joe/Jyo/Djow/Joy/John/Johnw/João(esse último é brincadeira): é o arroz envolvido por salmão e com uma mistura de salmão/cream cheese/cebolinha na sua superfície. Esses nomes no tópico são os prováveis que você irá encontrar em um cardápio, mas basta pronunciar “Djow” para o garçon, ele vai entender.

Sashimi: não é sushi, é simplesmente o filete de peixe cru, que normalmente são: salmão, atum, peixe prego(um peixe branco e macio), tilápia(branco com manchas rosadas, um pouco mais rígido que o prego) e polvo.

Temaki: é o sushi em forma de cone, onde o recheio fica apenas na parte externa.
Embora algumas pessoas discordem, ele faz parte da “família” dos sushis.

Obs.: Nem todas as fotos foram tiradas por mim, mas iriei substituir em breve essas que não são de minha autoria.

=D.

2 comentários sobre “os nomes dos sushis(e a minha revolta)

  1. CONCORDO! E digo mais: deveria ter uma padronização por número! Porque tem horas que as pessoas (eu) esquecem os nominhos. Deveria ser tipo McDonald’s: número 1, com batata e coca! (Embora eu ache que batata frita não combina com sushi, mas cê sacou a idéia.)

Deixe uma resposta

